Passagens Aéreas com Desconto : Guia Definitivo

AVISO: Galera, esse post está muito desatualizado. De lá pra cá surgiram ótimas opções automatizadas como Viajanet, Melhores Destinos e Decolar.com!

Nunca foi tão fácil e barato viajar de avião no Brasil como hoje em dia, entretanto adquirir passagens aéreas está longe de ser algo corriqueiro para a maioria da população. Mochileiro então, esse ser geralmente duro e mão de vaca, costuma sofrer bastante para pesquisar bons preços para as férias. Claro que quase sempre é possível ir por terra, mas é inegável que o tempo e as condições geralmente inviabilizam a viagem e fazem com que até os mais tradicionalistas apelem para os famigerados “pacotes de tia”.

Esqueça. Com um PC com acesso a internet você não precisa de mais nada a não ser algum tempo de navegação e um pouco de persistência. Promoções e descontos nas passagens aéreas de empresas como a TAM, Gol, Web Jet, BRA e Ocean Air são cada vez mais freqüentes e fazem com que valha muito a pena escolher o vôo como meio de transporte até a região onde se pretende mochilar, ganhando tempo e até mesmo economizando grana.

Antes de tudo, saiba que não adianta fugir: a dica mais importante é planejar a viagem com antecedência, comprando se possível um ou dois meses antes do embarque. Isso vale para qualquer passagem de qualquer compania e para qualquer lugar, inclusive para as passagens aéreas internacionais. Tenha em mente que se você planeja passar por várias cidades, o melhor é comprar as passagens com escalas que permitam descer no meio da viagem, passar alguns dias e reembarcar em outra data.

O segundo passo é revirar os jornais, revistas e sites especializados atrás das novidades. Inscrever-se em mailings das companhias aéreas também é uma boa estratégia para ser um dos primeiros a saber das promoções-relâmpago e conseguir a tão sonhada passagem por R$50. Depois é só alegria, guardando a diferença na próxima viagem ou investindo o desconto em hospedagem ou alimentação de padrão mais elevado.

Segue roteiro de sites padrão para conseguir um bom desconto.

  • Gol – Natualmente mais econômica, a empresa lança de tempos em tempos a promoção Voe mais e pague menos, que vende passagens ida-e-volta com desconto e permanência de pelo menos 2 noites no destino. Em geral servem para cobrir vôos com menor procura, como os que saem ou retornam de segunda a quarta-feira à noite. Nacionais e internacionais.
  • TAM – Conhecida por um serviço de bordo mais elegante e caro, a empresa foi pioneira nas mega-promoções. Mais completa que os concorrentes, tem ótima cobertura nacional, vôos regulares para o exterior e promoções mais raras, porém interessantíssimas. As chamadas tarifas “promo” costumam apresentar descontos de até 70%. Procure por banners nos sites oficiais, sempre da meia-noite de sexta à meia-noite de domingo para vôos com data marcada para três ou quatro semanas à frente. Boa dica também é usar o programa de pontos, cujo serviço possibilita selecionar sua origem e pedir para que o mesmo apresente os destinos disponíveis de acordo com o número de pontos necessários para emitir a passagem.
  • Ocean Air: No site oficial você já encontra preços mais econômicos que a média do mercado, mas eventualmente é possível encontrar pechinchas como ponte-aérea Rio e São Paulo por R$ 59. A oferta de vôos é bastante reduzida e não há muitos destinos, mas é ideal para quem deseja visitar grandes cidades ou seus arredores.
  • BRA – Geralmente a empresa conta com os vôos mais baratos para o nordeste do país, principalmente Fernando de Noronha, Natal e Recife. Atende grandes cidades e recentemente passou a operar também vôos internacionais. Os preços da BRAsão naturalmente mais reduzidos e as mega-promoções são mais raras, mas geralmente ocorrem em lançamentos de trechos, datas comemorativas ou a famosa “dois por um” na qual comprando duas passagens para o mesmo destino e data, o segundo passageiro paga apenas as taxas de embarque.
  • Azul– Atualmente é dona as passagens mais baratas partindo de São Paulo (Campinas) para Porto Alegre, Florianópolis e Vitória. É a empresa aérea mais nova a voar no Brasil e por isso tem pouquíssimos vôos disponíveis, mas acaba de ganhar novas rotas da ANAC para serem operadas em 2010 a partir de Congonhas (SP) e sua oferta deve crescer muito em breve. Promete!
  • Comunidades do Orkut – Vasta fonte de pesquisa que envolve paciência e determinação, mas gera resultados excelentes. Fique sabendo antes de muita gente o que acontece ou vai acontecer no mundo das promoções de passagens aéreas. Segue “orkutografia” básica:

    Passagem aérea barata
    Vendedor de passagens aéreas
    Passagens Aéreas e Milhas
    Promoções de passagens aéreas
    Passagens Aéreas Promocionais
    Passagem aérea para Bolívia
    Emissão de Passagem Aérea
    MILHAS – PASSAGENS AÉREAS
    Passagens aéreas
    LOW – COST passagens aéreas
    Passagem aérea milhas trechos

  • Blogs e sites relacionados – Outra excelente fonte de informação. Segue uma boa lista que certamente lhe dará informações preciosas e dicas cruciais para fazer uma boa compra. São boas pedidas os sites Aquela Passagem, Voe Com Desconto, Skyscanner, e Decolar.com, que contam com mecanismos de busca e comparação de preços separados por compania aérea, pacotes de viagem, informações úteis e informativos de promoções.

A passagem aérea é um contrato que estipula as obrigações e deveres da companhia e do passageiro. Segundo o Procon-SP ao fazer a reserva é aconselhável anotar o nome da pessoa que o atendeu e o código de reserva, chamado de “localizador”. Emitido o bilhete, verifique se a data, a hora, a validade, o local de embarque e o número de vôo estão corretos. Dependendo da passagem e da empresa aérea, para remarcar ou alterar destino, poderá ser cobrada uma multa.

Sempre que mudar o itinerário após ter voado o primeiro trecho, o passageiro deve comunicar à companhia aérea e verificar o procedimento a ser seguido, de preferência obtendo recibos das mudanças efetuadas. Quando se tratar de passagem com tarifas promocionais, saiba que elas têm prazos mínimos e máximo de estada (como é freqüente nas passagens da GOL) e pode haver taxa extra para fazer mudanças, que geralmente anula o desconto. Por isso, é importante verificar de antemão a validade e as restrições para cancelamento e reembolso.
Empresas como a LAN costumam oferecer reserva de poltrona, o que é um benefício interessante e gratuito. Cheque essa possibilidade e confirme o embarque e os horários de apresentação para o check-in. Outra prerrogativa de consumidores brasileiros é a de que se a passagem foi comprada via telefone ou internet, é direito do consumidor cancelar a compra sem justificar o motivo dentro de sete dias da emissão do bilhete.  Faça por escrito para comprovar a solicitação dentro do prazo. Por outro lado, se a empresa cancelar o vôo, é sua obrigação reembolsar o consumidor  ou endossar a passagem para outras empresas.
Em caso de atraso, procure o balcão da ANAC dentro do aeroporto ou o balcão de embarque da empresa para solucionar o problema. É dever da empresa realocar o passageiro em outros vôos, pagar sua estadia  e alimentação se isso não for possível ou ainda realizar a devolução do valor pago, devidamente atualizada e cobrindo eventuais danos materiais como a perda de diárias em hotéis, passeios e eventuais conexões. A mesma regra vale para o famigerado overbooking (venda de mais passagens do que o número de poltronas disponíveis).

Tenha sempre em mente que a melhor saída é resolver tudo por lá mesmo, mas se nada der certo, documente-se, fotografe tudo e anote dados de eventuais testemunhas e funcionários. Depois o caminho é procurar seus direitos junto aos órgãos de defesa do consumidor ou diretamente ao Poder Judiciário. Mantenha o pensamento positivo para não precisar de nada disso, mas se for necessário fique calmo e aja com racionalidade.

Share

0 pensamento em “Passagens Aéreas com Desconto : Guia Definitivo”

  1. ola! gostaria de saber comprei passagem aerea e queria um site de um localizador de passagem para mim ficar mais atualizada sobre meu voo que acontecera dia 31/12/8

    1. Oi Gabrielle, esse guia é de 2008 e está bastante desatualizado. Hoje em dia, a melhor opção é o Skyscanner.com.br, em versões tanto para PC quanto para Android e IOs. Beleza? Testa lá e boa sorte!

  2. Oieee .. Preciso comprar duas passagens de origem: Goiania a destino:São Paulo! com data de ida:07/11/2008 e data de volta:12/11/2008. Preciso saber o mais rapido possivel, se alguem souber de alguma promoção por favor entre em contato comigo pelo meu e-mail: giu_loirinha1@hotmail.com !Obrigada !

  3. oi gostaria de saber se vai haver alguma promoção de montivideo a são paulo ida e volta e como faço para procurar passagem mais barata vc tem alguma dica me envie por favor

  4. Oiiii
    Gostaria de saber se há passagens de ida e volta com descontos para o mês de outubro de 2008, com vôos que saem do Rio de Janeiro para Brasília.
    Obrigada!!

  5. Puxa Raulzito, que blog bacana, hem! Adorei… Quando eu voltar para o Brasil quero fazer um elo mochilão e vou aproveitar muito suas dicas. Agora eu estou saindo de férias e vou mochilar no Egito, meu tô delirando de ansiedade :))

    beijao

  6. eu gostaria de viaja com a gol porque eu tenho ouvido muito bém da gol , e gostaria que me enformace se tem uma desças promoções pro mêis de outubro? meu nome é(Fancisco Sobral de Lima).

Deixe uma resposta