(Atualizado em 21/12/2011!)
Um dos mandamentos do mochileiro prevenido é sempre checar as condições climáticas dos locais por onde se irá passar, tarefa muito simples, divertida e útil, especialmente se a mochilada for curta, de no máximo uns dez ou quinze dias. A internet tornou-se uma ferramenta facilitadora muito interessante e detalhada, fornecendo informações que ajudam ao arrumar a mala mais facilmente, escolher destinos, traçar um “plano B” ou até mesmo mudar sua rota ou destino final. E o melhor de tudo: para qualquer parte do mundo. Vamos às opções:
No Brasil, um dos clássicos é o Climatempo, que conta com alertas de tempo por email (muito útil se você quiser conferir diariamente a variação do clima para um determinado local, dias antes da viagem), videos, curiosidades e textos informativos. Conta com informações detalhadas para cinco dias e cálculos matemáticos para outros cinco. Se necessário, arrisca projeções para quinze dias também, coisa que em tempos loucos de aquecimento global e fenômenos diversos soa como mera loteria, mas tem serventia dependendo do nível de informação de que se precisa. Conta com horários do nascer e pôr-do-sol, previsão para manhã, tarde e noite, probabilidade de chuva, nível de precipitação em mm, temperaturas mínimas e máximas, direção e velocidade do vento e umidade relativa do ar mínima e máxima. É um dos mais completos do país, possui um modelo matemático próprio de previsão de tempo a partir de computadores dedicados e é bastante preciso. Conta também com videos, mapas, informações sobre trânsito, praias, notícias, tv, rádio, RSS e engines para sites diversos. Recomendo.
Do mesmo nível, o Tempo Agora , da Somar Meteorologia, é ainda mais detalhado. Além de todos os dados do Climatempo, completa a previsão informando sensação térmica e o índice de raios UV, além de incluir dados sobre o tempo também na madrugada. A empresa é a maior do Brasil no ramo, também tem seus próprios modelos regionais de previsão numérica, utilizam tecnologia com aplicações em modelagem climática, atmosférica e oceânica e é proprietária do software “Lin TV”, aquele que mostra a previsão do tempo nos telejornais da Rede Bandeirantes, SBT e Record, além de prestar serviços a Defesa Civil do Estado de São Paulo e empresas do porte da Coca Cola, Parmalat, Bungee etc. Oferece previsão detalhada para dez dias.
Uma terceira opção, também largamente utilizada, é o internacional Canal do Tempo, que oferece como adicionais aos anteriores indicações sobre pressão atmosférica, ponto de orvalho e visibilidade, além de indicar a previsão do tempo de hora a hora. Claro que este tipo de previsão é um tanto quanto duvidosa, já que é feita sob modelos matemáticos que estão sujeitos a uma enorme gama de possibilidades, mas é sem dúvida um diferencial, especialmente se a previsão desejada é para o mesmo dia, quando sua correção certamente é maior. Oferece previsão detalhada de dez dias para cidades do mundo inteiro.
Já se o seu destino for a praia, certamente não pode deixar de visitar o incrível Windguru, que é um serviço especializado em previsões meteorológicas orientado para windsurf e kitesurf. Mesmo se não for o seu caso, as informações baseadas em modelos meteorológicos do Windguru são incríveis e precisas, trazendo previsões em tabelas que mostram velocidade, direção do vento, temperatura, precipitação, nebulosidade, ondas, vento e maré, tudo de hora em hora para os próximos sete dias. A nebulosidade é um show à parte, sendo provavelmente o maior diferencial do site para mochileiros não interessados em navegação marítima, mas na previsão do tempo em si. Em vez do site dizer “nublado” ou se limitar a colocar um ícone de um sol envolto em nuvens, indica a exata porcentagem do céu coberta por nuves de hora em hora. Muito útil para se saber exatamente o que enfrentar e em quais horários. Apesar de um pouco confuso nas buscas (às vezes listando nomes de praias ou lugares em vez de cidades) e um pouco limitado em relação à costa brasileira, é ótimo para viagens de barco, para prever melhores horários para se visitar atrações turísticas e fotografá-las, constituindo um excelente diferencial para mochileiros. Não deixe de visitar.
Com um acesso rápido a esses quatro sites você certamente terá grandes parâmetros para saber com boa dose de segurança que roupas e acessórios levar e uma razoável dose de certeza em relação a temperaturas, probabilidade de chuva e nebulosidade. Decisões como quantas blusas, calças e bermudas levar, se é necessário ou não levar uma capa de chuva para você (ou para sua mochila), se vale a pena levar a máquina fotográfica e o mais importante: o que esperar do tempo e preparar seu humor para isso. E na pior das hipóteses, cancelar uma viagem fadada ao fracasso ou muito perigosa pela alta probabilidade de clima severo encontrada nas previsões.
Adicionalmente, sites como o CPTEC – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, o Infotempo e outros tantos também contam com previsões mais simples e rápidas e podem ajudar para diversificar as previsões e consolidar decisões. Com o tempo cada um se habitua a freqüentar os sites com os quais mais se identifica e confia. Mas lembre-se: previsão do tempo nada mais é do que um punhado de modelos matemáticos de leitura, previsão e probabilidade, muito longe de serem seguros e precisos, mas um excelente item de conforto e segurança em viagens para longe de casa.
NOVIDADE: A nova mania dos internautas brazucas é conferir o clima no Google Maps, que agora exibe as temperaturas e condições climáticas do mundo inteiro. Para adicionar a nova camada de clima, é só deixar o cursor sobre o widget no canto direito superior do GMaps e selecionar a camada de clima na lista de opções. Ao afastar a câmera, você verá um mapa do weather.com, do qual já falamos lá em cima, com as condições atuais do clima em vários locais, com ícones para indicar sol, nuvens, chuva etc. A funcionalidade mais interessante é o ícone de clima disponível nas indicações de cidades. Dados detalhados como umidade do ar e condições do vento, além de uma previsão para os próximos quatro dias ficam disponíveis a um clique. Veja as novidades aqui.
Weather preparation tips. What valuable advice or insights into weather preparation are provided on “O Mochileiro”?
visit us Telkom University
Otimo relato. Seguem minhas dicas de sites oficiais, que eu acho mais confiaveis:
Tábua das marés: http://www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas/index.htm
Ondas: http://ondas.cptec.inpe.br/
CLima: http://clima1.cptec.inpe.br/
Tempo: site: http://tempo.cptec.inpe.br/
Fala Rauzito! Esse problemas com vendedores ambulantes parece não ser exclusivo só do Brasil. Segundo meus amigos, em Bali, na Indonésia a coisa é bem agressiva também, a ponto de muitos turistas ficarem irritados. Acho que isso é um ponto negativo visto em qualquer cidade ou país que tem como principal atividade comercial o turismo.
Abração