Preparação: clima e previsão do tempo

(Atualizado em 21/12/2011!)

Um dos mandamentos do mochileiro prevenido é sempre checar as condições climáticas dos locais por onde se irá passar, tarefa muito simples, divertida e útil, especialmente se a mochilada for curta, de no máximo uns dez ou quinze dias. A internet tornou-se uma ferramenta facilitadora muito interessante e detalhada, fornecendo informações que ajudam ao arrumar a mala mais facilmente, escolher destinos, traçar um “plano B” ou até mesmo mudar sua rota ou destino final. E o melhor de tudo: para qualquer parte do mundo. Vamos às opções:

No Brasil, um dos clássicos é o Climatempo, que conta com alertas de tempo por email (muito útil se você quiser conferir diariamente a variação do clima para um determinado local, dias antes da viagem), videos, curiosidades e textos informativos. Conta com informações detalhadas para cinco dias e cálculos matemáticos para outros cinco. Se necessário, arrisca projeções para quinze dias também, coisa que em tempos loucos de aquecimento global e fenômenos diversos soa como mera loteria, mas tem serventia dependendo do nível de informação de que se precisa. Conta com horários do nascer e pôr-do-sol, previsão para manhã, tarde e noite, probabilidade de chuva, nível de precipitação em mm, temperaturas mínimas e máximas, direção e velocidade do vento e umidade relativa do ar mínima e máxima. É um dos mais completos do país, possui um modelo matemático próprio de previsão de tempo a partir de computadores dedicados e é bastante preciso. Conta também com videos, mapas, informações sobre trânsito, praias, notícias, tv, rádio, RSS e engines para sites diversos. Recomendo.

Do mesmo nível, o Tempo Agora , da Somar Meteorologia, é ainda mais detalhado. Além de todos os dados do Climatempo, completa a previsão informando sensação térmica e o índice de raios UV, além de incluir dados sobre o tempo também na madrugada. A empresa é a maior do Brasil no ramo, também tem seus próprios modelos regionais de previsão numérica, utilizam tecnologia com aplicações em modelagem climática, atmosférica e oceânica e é proprietária do software “Lin TV”, aquele que mostra a previsão do tempo nos telejornais da Rede Bandeirantes, SBT e Record, além de prestar serviços a Defesa Civil do Estado de São Paulo e empresas do porte da Coca Cola, Parmalat, Bungee etc. Oferece previsão detalhada para dez dias.

Uma terceira opção, também largamente utilizada, é o internacional Canal do Tempo, que oferece como adicionais aos anteriores indicações sobre pressão atmosférica, ponto de orvalho e visibilidade, além de indicar a previsão do tempo de hora a hora. Claro que este tipo de previsão é um tanto quanto duvidosa, já que é feita sob modelos matemáticos que estão sujeitos a uma enorme gama de possibilidades, mas é sem dúvida um diferencial, especialmente se a previsão desejada é para o mesmo dia, quando sua correção certamente é maior. Oferece previsão detalhada de dez dias para cidades do mundo inteiro.

Já se o seu destino for a praia, certamente não pode deixar de visitar o incrível Windguru, que é um serviço especializado em previsões meteorológicas orientado para windsurf e kitesurf. Mesmo se não for o seu caso, as informações baseadas em modelos meteorológicos do Windguru são incríveis e precisas, trazendo previsões em tabelas que mostram velocidade, direção do vento, temperatura, precipitação, nebulosidade, ondas, vento e maré, tudo de hora em hora para os próximos sete dias. A nebulosidade é um show à parte, sendo provavelmente o maior diferencial do site para mochileiros não interessados em navegação marítima, mas na previsão do tempo em si. Em vez do site dizer “nublado” ou se limitar a colocar um ícone de um sol envolto em nuvens, indica a exata porcentagem do céu coberta por nuves de hora em hora. Muito útil para se saber exatamente o que enfrentar e em quais horários. Apesar de um pouco confuso nas buscas (às vezes listando nomes de praias ou lugares em vez de cidades) e um pouco limitado em relação à costa brasileira, é ótimo para viagens de barco, para prever melhores horários para se visitar atrações turísticas e fotografá-las, constituindo um excelente diferencial para mochileiros. Não deixe de visitar.

Com um acesso rápido a esses quatro sites você certamente terá grandes parâmetros para saber com boa dose de segurança que roupas e acessórios levar e uma razoável dose de certeza em relação a temperaturas, probabilidade de chuva e nebulosidade. Decisões como quantas blusas, calças e bermudas levar, se é necessário ou não levar uma capa de chuva para você (ou para sua mochila), se vale a pena levar a máquina fotográfica e o mais importante: o que esperar do tempo e preparar seu humor para isso. E na pior das hipóteses, cancelar uma viagem fadada ao fracasso ou muito perigosa pela alta probabilidade de clima severo encontrada nas previsões.

Adicionalmente, sites como o CPTEC – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, o Infotempo e outros tantos também contam com previsões mais simples e rápidas e podem ajudar para diversificar as previsões e consolidar decisões. Com o tempo cada um se habitua a freqüentar os sites com os quais mais se identifica e confia. Mas lembre-se: previsão do tempo nada mais é do que um punhado de  modelos matemáticos de leitura, previsão e probabilidade, muito longe de serem seguros e precisos, mas um excelente item de conforto e segurança em viagens para longe de casa.

NOVIDADE: A nova mania dos internautas brazucas é conferir o clima no Google Maps, que agora exibe as temperaturas e condições climáticas do mundo inteiro. Para adicionar a nova camada de clima, é só deixar o cursor sobre o widget no canto direito superior do GMaps e selecionar a camada de clima na lista de opções. Ao afastar a câmera, você verá um mapa do weather.com, do qual já falamos lá em cima, com as condições atuais do clima em vários locais, com ícones para indicar sol, nuvens, chuva etc. A funcionalidade mais interessante é o ícone de clima disponível nas indicações de cidades. Dados detalhados como umidade do ar e condições do vento, além de uma previsão para os próximos quatro dias ficam disponíveis a um clique. Veja as novidades aqui.

Share

0 pensamento em “Preparação: clima e previsão do tempo”

  1. Fala Rauzito! Esse problemas com vendedores ambulantes parece não ser exclusivo só do Brasil. Segundo meus amigos, em Bali, na Indonésia a coisa é bem agressiva também, a ponto de muitos turistas ficarem irritados. Acho que isso é um ponto negativo visto em qualquer cidade ou país que tem como principal atividade comercial o turismo.

    Abração

Deixe uma resposta